Como programar seu primeiro app Android
Este artigo será o início de uma série no AndroidRio dedicada ao desenvolvimento e à programação de apps. Conhecimentos de linguagem de programação serão úteis para acompanhar este tutorial, mas não imprescindíveis.
O desenvolvimento em Android é em grande parte feito no Java, que é a linguagem usada para ensinar programação nos cursos de ciência da computação. O ambiente de desenvolvimento que iremos usar é o novo Android Studio anunciado na última conferência de desenvolvedores do Google (I/O 2013).
Nosso objetivo no mini-projeto desta semana é criar um aplicativo que mostre “Oi AndroidRio"” na tela do seu dispositivo Android.
Este artigo será o início de uma série no AndroidRio dedicada ao desenvolvimento e à programação de apps. Conhecimentos de linguagem de programação serão úteis para acompanhar este tutorial, mas não imprescindíveis.
O desenvolvimento em Android é em grande parte feito no Java, que é a linguagem usada para ensinar programação nos cursos de ciência da computação. O ambiente de desenvolvimento que iremos usar é o novo Android Studio anunciado na última conferência de desenvolvedores do Google (I/O 2013).
Nosso objetivo no mini-projeto desta semana é criar um aplicativo que mostre “Oi AndroidRio"” na tela do seu dispositivo Android.
Primeiros passos
A primeira coisa a ser feita é instalar o Android Studio.
Usarei o Windows para este tutorial, mas você também pode usar o Linux ou Mac. É preciso apenas adaptar as instruções para o seu programa.
O Android Studio é desenvolvido em Java, e você irá desenvolver em Java para este tutorial, portanto você também deve instalar o Java Development Kit (JDK 9 ou superior). Baixe aqui a versão para o seu sistema.
Iremos instalar o nosso app “Hello” diretamente em seu smartphone. Por essa razão, você deve habilitar o USB debugging em seu dispositivo, que só está disponível se você estiver no modo de desenvolvedor do seu dispositivo.
Para ativar o modo de desenvolvedor, vá a “Configurações > Sobre o aparelho e clique em “Número da compilação” até que apareça a notificação de que você é um desenvolvedor. Em seguida, na tela anterior você verá uma nova entrada chamada “Opções de desenvolvedor” e ali você deve habilitar o USB debugging.
Caso não tenha celular Smartfone, veja no fim deste tutorial que iremos mostrar como configurar um emulador.
A primeira coisa a ser feita é instalar o Android Studio.
Usarei o Windows para este tutorial, mas você também pode usar o Linux ou Mac. É preciso apenas adaptar as instruções para o seu programa.
O Android Studio é desenvolvido em Java, e você irá desenvolver em Java para este tutorial, portanto você também deve instalar o Java Development Kit (JDK 9 ou superior). Baixe aqui a versão para o seu sistema.
Iremos instalar o nosso app “Hello” diretamente em seu smartphone. Por essa razão, você deve habilitar o USB debugging em seu dispositivo, que só está disponível se você estiver no modo de desenvolvedor do seu dispositivo.
Para ativar o modo de desenvolvedor, vá a “Configurações > Sobre o aparelho e clique em “Número da compilação” até que apareça a notificação de que você é um desenvolvedor. Em seguida, na tela anterior você verá uma nova entrada chamada “Opções de desenvolvedor” e ali você deve habilitar o USB debugging.
Caso não tenha celular Smartfone, veja no fim deste tutorial que iremos mostrar como configurar um emulador.
Criando seu primeiro projeto Android
Depois de instalar o Android Studio, chegou a hora de criar um novo projeto. Usarei screenshots para facilitar a visualização do processo.
Nesta tela você poderá partir um novo projeto com 'Start a new Android Studio project', tem pode abrir um projeto já existente, e outras funções.
Nesta tela você escolhe o nome para a aplicação no primeiro campo da tela, no nosso caso será HelloApp no segundo campo você escolhe o dominio, caso tenha algun site é o nome ao contrario, caso não coloque algo como br (Brasil), app (Aplicativos), teste (de Teste). ficando br.app.teste no nosso caso, o terceiro campo é o local onde você ira guardar seus fontes deste e outros apps, para terminar só falta um item que no Android Studio atual mudaram a forma, e no meu caso prefiro o Packege name igual ao domain name, para isso click em 'Edit' ao lado da linha e edite, para br.app.teste ao terminar click em 'Done'.
Com Isso é so clicar em Next e ir para a próxima tela apresentada abaixo.
Nesta tela como é seu primeiro projeto, não mexa em nada, ela seleciona o sdk minimo a rodar, como 90% dos SmartFones atuais e os com até 3 anos para trás são completamente compatíveis a está versão. Novamente click em 'Next' para ir para próxima tela.
Nesta tela se escolhe o layout de base do seu projeto, normalmente eu e muitos escolhemos o 'Empty Activity', que é vazia apenas com a barra superior.
Click nela e apos em Next para ir para o ultimo passo do setup para criação do primeiro projeto em Android Studio.
Nesta ultima tela você pode dar nome a primeira tela do app (Seu Layout e seu Java). em Activity Name e Layout Name.
Escolha os seguintes nomes para nosso projeto exemplo. (TesteAppActitivy e testeapp_actitivy), lembrando que em laylut não se pode usar nenhuma letra acentuada ou maiúscula somente minuscula.
E Finalmente click em Finish, depois de alguns instantes apresentara o resultado na tela logo abaixo, na tela a seguir mostro que ele passa alguns segundos processando e criando seu projeto.
Enquanto ele estiver com a frase 'Grade Build Running' você não pode mexer em nada no projeto, pois ele está configurando com o que já esta feito seu ambiente para que possa ver os fontes, layouts, e estruturas de projeto.
Quando termina ele apresenta a tela igual mais sem mais a msg e com a frase 'Gradle build finnished', ai você pode iniciar seu projeto ou continuar sua programação.
Veja na tela abaixo.
Agora iremos fazer aparecer no layout a frase 'Hello' ou em Português 'Oi'.
Click em testeapp_activity.xml, para abrir a edição do xml, neste momento não iremos mexer em java. Você pode ver que no centro do layout tem uma instrução chamada Textview (que apresenta um texto qualquer na tela), com a mensagem que é padrão 'Hello Wolrd!', click em cima dela e troque por Oi meu App Teste. Somente o conteúdo que está entre as Aspas " da linha android:text. Logo ao lado na simulação você pode ver que ele já mostrou como sairá no seu SmartFone ou Emulador.
Veja como ficou na tela abaixo.
Para rodar basta clicar no icone verde logo acima e ao lado de app (uma popup), ao clicar neste icone Verde triangular ira aparecer a seguinte tela.
Nesta Janela ira aparecer algumas informações na primeira com o nome 'Connected Devices você ira ver caso tenha instalado seu SmartFone (drivers dele para Windows), e todos Emuladores rodando, na segunda linha em 'Avaliable Virtual Devices' ele mostra todos os Virtual devices disponíveis compatíveis com seu projeto (normalmente todos), click no dispositivo da linha 'connect devices' se tiver ou em avaliable devices se criou algum, no caso da de baixo aguarde ele partir. E em ambos os casos apos o app partir no SmartFone ou Emulador você verá a frase 'Oi meu App Teste'.
Nos próximas matérias ensinaremos a criar um AVD (Avaliable Virtual Device) e configurar as principais marcas para rodar no Windows.
PS: No tópico inicial de nossa matéria informamos que iria aparecer 'Oi AndroidRio', mais ao longo da explicação mudamos para 'Oi meu App Teste', no caso o que vale é que voce viu como criar um app.
Até la e não deixe de acompanhar.
Nesta tela você poderá partir um novo projeto com 'Start a new Android Studio project', tem pode abrir um projeto já existente, e outras funções.
Nesta tela você escolhe o nome para a aplicação no primeiro campo da tela, no nosso caso será HelloApp no segundo campo você escolhe o dominio, caso tenha algun site é o nome ao contrario, caso não coloque algo como br (Brasil), app (Aplicativos), teste (de Teste). ficando br.app.teste no nosso caso, o terceiro campo é o local onde você ira guardar seus fontes deste e outros apps, para terminar só falta um item que no Android Studio atual mudaram a forma, e no meu caso prefiro o Packege name igual ao domain name, para isso click em 'Edit' ao lado da linha e edite, para br.app.teste ao terminar click em 'Done'.
Com Isso é so clicar em Next e ir para a próxima tela apresentada abaixo.
Nesta tela como é seu primeiro projeto, não mexa em nada, ela seleciona o sdk minimo a rodar, como 90% dos SmartFones atuais e os com até 3 anos para trás são completamente compatíveis a está versão. Novamente click em 'Next' para ir para próxima tela.
Nesta tela se escolhe o layout de base do seu projeto, normalmente eu e muitos escolhemos o 'Empty Activity', que é vazia apenas com a barra superior.
Click nela e apos em Next para ir para o ultimo passo do setup para criação do primeiro projeto em Android Studio.
Nesta ultima tela você pode dar nome a primeira tela do app (Seu Layout e seu Java). em Activity Name e Layout Name.
Escolha os seguintes nomes para nosso projeto exemplo. (TesteAppActitivy e testeapp_actitivy), lembrando que em laylut não se pode usar nenhuma letra acentuada ou maiúscula somente minuscula.
E Finalmente click em Finish, depois de alguns instantes apresentara o resultado na tela logo abaixo, na tela a seguir mostro que ele passa alguns segundos processando e criando seu projeto.
Enquanto ele estiver com a frase 'Grade Build Running' você não pode mexer em nada no projeto, pois ele está configurando com o que já esta feito seu ambiente para que possa ver os fontes, layouts, e estruturas de projeto.
Quando termina ele apresenta a tela igual mais sem mais a msg e com a frase 'Gradle build finnished', ai você pode iniciar seu projeto ou continuar sua programação.
Veja na tela abaixo.
Agora iremos fazer aparecer no layout a frase 'Hello' ou em Português 'Oi'.
Click em testeapp_activity.xml, para abrir a edição do xml, neste momento não iremos mexer em java. Você pode ver que no centro do layout tem uma instrução chamada Textview (que apresenta um texto qualquer na tela), com a mensagem que é padrão 'Hello Wolrd!', click em cima dela e troque por Oi meu App Teste. Somente o conteúdo que está entre as Aspas " da linha android:text. Logo ao lado na simulação você pode ver que ele já mostrou como sairá no seu SmartFone ou Emulador.
Veja como ficou na tela abaixo.
Para rodar basta clicar no icone verde logo acima e ao lado de app (uma popup), ao clicar neste icone Verde triangular ira aparecer a seguinte tela.
Nesta Janela ira aparecer algumas informações na primeira com o nome 'Connected Devices você ira ver caso tenha instalado seu SmartFone (drivers dele para Windows), e todos Emuladores rodando, na segunda linha em 'Avaliable Virtual Devices' ele mostra todos os Virtual devices disponíveis compatíveis com seu projeto (normalmente todos), click no dispositivo da linha 'connect devices' se tiver ou em avaliable devices se criou algum, no caso da de baixo aguarde ele partir. E em ambos os casos apos o app partir no SmartFone ou Emulador você verá a frase 'Oi meu App Teste'.
Nos próximas matérias ensinaremos a criar um AVD (Avaliable Virtual Device) e configurar as principais marcas para rodar no Windows.
PS: No tópico inicial de nossa matéria informamos que iria aparecer 'Oi AndroidRio', mais ao longo da explicação mudamos para 'Oi meu App Teste', no caso o que vale é que voce viu como criar um app.
Até la e não deixe de acompanhar.
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